(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

Equipa Cinotécnica da GNR no Conservatório

Como forma de aprofundar os conhecimentos sobre o potencial da Natureza (Tema do Projeto Educativo), nomeadamente na rentabilizando dos seus recursos, as Escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo do Conservatório de Música da Covilhã, convidaram o Grupo Cinotécnico da GNR de Castelo Branco a visitar a escola, na passada sexta feira (24.10.2014), dinamizando uma enriquecedora atividade como os nossos alunos.

Consideramos esta, uma atividade de elevada importância, onde os objetivos foram inteiramente alcançados. Os alunos tiveram a oportunidade de ver demonstrações de Deteção de Explosivos, Drogas e Papel-Moeda, verificando em simultâneo a obediência destes especiais animais. Os militares da GNR aproveitaram a oportunidade para sensibilizar os alunos para os comportamentos que devem adotar no dia-a-dia, evitando colocar a sua integridade em risco desnecessariamente. O momento alto da atividade, foi a possibilidade dos alunos terem um contato direto com os animais, que foram acolhidos com uma “banho” de brincadeiras e festinhas!

A Cinotécnica da GNR foi a primeira a ser criada em Portugal. Desde 1956 até aos dias de hoje foi pioneira e responsável por colocar ao serviço dos Portugueses binómios para o cumprimento de missões de Guarda e Patrulha (uso da força e pisteiros - busca de suspeitos ou desaparecidos - duplo uso), Deteção de Drogas, Deteção de Explosivos e Armas, Busca e Salvamento e Pisteiros. Foram também desenvolvidas outras áreas que, em Portugal, são exclusivas da GNR: A Deteção de Espécies protegidos ao abrigo da Convenção CITES; a Deteção de Papel-Moeda (combate à produção e tráfico de moeda falsa); Deteção de Policarbonato (CD/DVD's contrafeitos); Deteção de Vestígios Biológicos (sangue, saliva, etc.); Deteção de Cadáveres; Deteção de Agentes Incendiários (obter a prova de que um incêncio urbano ou florestal tem, ou não, origem criminosa).

O nosso muito obrigado ao Grupo Cinotécnico da GNR de Castelo Branco, pela inesquecível atividade que proporcionaram aos nossos alunos, pela proximidade que estabeleceram com as crianças e pela permanente disponibilidade em satisfazer as suas curiosidades.