(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

João Pedro Ribeiro Mendes

Professor de Violino e Orquestra de Cordas

João Pedro Ribeiro Mendes, iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade, no Conservatório Regional de Música de Castelo Branco, na classe do Prof. António Ramos. Em 1992, ingressou na EPABI (Escola Profissional De Artes Da Beira Interior), na classe do Prof. António Ramos.

Tocou a solo com orquestra da EPABI em 1998, o concerto de Tchaikovsky, sob a direção de Luís Cipriano.

Em 1997, participou no concurso “Júlio Cardona”, obtendo o 2º prémio ex aequo com Pedro Meireles, na classe B.

Em 1998, terminou a prova de aptidão profissional (violino) com nota máxima. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto estudante na EPABI.

Estudou na ESART (Escola superior de artes aplicadas) com o professor António Ramos, no ano seguinte no Conservatório Superior de Musica de Salamanca, com o Professor Patrício Gutierrez, no ano 2001/2002 estudou na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) na classe da Professora Alexandra Mendes, em 2002/2003 regressa para a ESART com o Professor António José Miranda, onde concluiu o 3º ano – Bacharelato.

Em 2005, concluiu a Licenciatura na ESART, na classe do Prof. Daniel Rowland, com nota de 19 valores (violino).

Em Maio de 2005, tocou a solo com a Orquestra da ESART, interpretando o concerto para violino e orquestra de J. Sibélius, dirigido pelo Maestro Osvaldo Ferreira.

Frequentou várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro com os Prof. Manuel Teixeira, Jean Lenert, Kay Moser, Gerardo Ribeiro, Augustin Dumay, Hagai Sharan, Marcelino Rodrigues, Angel Sampedro, Daniel Rowland, Zakar Brown, entre outros.

Participou também em várias orquestras onde trabalhou com vários maestros: Luís Cipriano, Miguel Graça Moura, Leonardo Barros, Jean Marc Burfin, Ernst Schell, António Saiote, Alex Klein, Pedro Neves, Rogério Peixinho, Pedro Carneiro, Osvaldo Ferreira, Jorge Matta, Massimo Mazzeo, Michel Corboz, Lawrence Foster, Enrico Onofri, entre outros.

Lecionou nas seguintes escolas: Associação Cultural da beira interior “ Zéethoven”, Conservatório Regional de Música de Castelo Branco, Conservatório de Música de Seia, Escola de Música “Canto Firme” em Tomar, Colégio “São Teotónio” Coimbra, Academia de Música e Dança do Fundão.

Tem realizado Masterclasses de violino em diversas escolas e academias.

Tem-se apresentado a solo e tem participado com vários grupos de Música de Câmara e Orquestras: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Barroca “Capela Real”, Orquestra Barroca “Ars Antiqua”, Orquestra barroca ”Músicos do Tejo” Orquestra Barroca “ Divino Sospiro”, entre outras formações.

Atualmente Leciona no Conservatório de Música da Covilhã e na Escola Profissional de artes da Covilhã, desde setembro de 2000.

 É membro da orquestra barroca “Divino Sospiro” e do ensemble “João Roiz Ensemble” de Castelo Branco.