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Um projeto educativo que privilegia o desenvolvimento de

COMPETÊNCIAS, PRINCÍPIOS E VALORES, existindo uma

intencional preparação dos alunos para contextos futuros.

 

1º Ciclo

O Conservatório de Música da Covilhã desenvolve as suas práticas pedagógicas no 1º Ciclo, tendo como base as Aprendizagens Essenciais de cada área disciplinar, não as integrando de uma forma simplista, por si só, mas potenciando as diferentes temáticas em articulação, através de desenvolvimento e concretização de projetos transdisciplinares.  Assumindo como ponto de partida o diagnóstico que é realizado a cada aluno e à turma onde se insere, os planos curriculares são contruídos com o intuito de promover um formação transversal do aluno, contribuindo de forma profícua para os princípios, valores e competências que constam no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Metodologia de Trabalho de Projeto é a principal base pedagógica utilizada no Conservatório de Música da Covilhã, no entanto metodologias/princípios como Gamificação, Analítico-sintético, Sala de Aula Invertida, Transdisciplinariedade, Motivações, Descoberta Guiada, Escola Democrata e Storytelling, são utilizadas em função das necessidades dos alunos e objetivos das atividades que diariamente são realizadas.

Continuando a considerar a felicidadedas das crianças como meta essencial, criamos diariamente um clima de aprendizagem lúdica em que a criança, assim motivada, assimilará os principais conceitos básicos e vivenciará experiências diversificadas que constituem o alicerce robusto de futuras aprendizagens, progressivamente mais complexas, sem nunca se afastarem da manutenção dos principais valores de cooperação.

 

Áreas de conhecimento:

- Português

- Matemática

- Estudo do Meio

- Expressões Artística e Físico-motoras (Educação Física, Expressão Plástica e Iniciação Musical)

- Inglês (3º e 4ºano)

- Apoio ao Estudo

- Ciências (oferta complementar)

 

Disciplinas de Oferta:

- Informática (Programação e Robótica)

- Inglês (1º e 2º ano)

- Expressão Dramática em Inglês

- Coro

- Trabalhos para Casa / Métodos de Estudo

- Esgrima (2021/2022)

- Ténis de Mesa (2021/2022)

- Badmington (2021/2022)

- Educação Financeira (2021/2022)

Obs. As atividades referidas estão incluídas na mensalidade base.

 

Projetos Desenvolvidos:

- Assembleia de Turma

- Projetos de Sala

- Projeto de Artes (Pintor do Mês)

- Projeto Rádio Kids

- Mostra e Conta/Eu ensino

- Programação e robótica

- Técnologia em sala de aula

- Inteligência emocional

- Mindfullness

- Aprendizagem em movimento

Obs. As atividades referidas estão incluídas na prática diária da escola.

 

Outros serviços educativos:

- Apoio psicopedagógico à aprendizagem

- Atividades de Tempos Livres (nas interrupções letivas)

- Prolongamento de horário

 

Atividades pedagógicas complementares:

- Aprendizagem de instrumentos musicais

- Aprendizagem de várias técnicas de dança

- Oficina de Teatro

Obs. 1 Valor de frequência não incluída na mensalidade

Obs. 2 Consulte o separador Escola de Dança e Ballet (Ensino da Dança) ou Conservatório de Música da Covilhã  (Ensino da Música), para mais informações sobre estas áreas disciplinares.

 

Articulação com o 2º Ciclo

Progressivamente o Conservatório Regional de Música da Covilhã segue o seu grande objetivo de formação artística com a música e a dança a serem integrados no seu sistema de ensino, financiado pelo Estado.
Este ano (2021/2022), encontra-se numa fase de transição do 2º Ciclo de Ensino Regular, para ser totalmente composto pelo Ensino Integrado globalmente subsidiado pelo Estado, apesar de limitado a um certo número de vagas. 

http://www.conservatoriomusicacovilha.pt/?cix=noticias&n=0&tipo_menu=0&lang=1- Atividades de interação entre os alunos finalistas do 1º ciclo e 2º ciclo

 

- Intervalos em espaços comuns

- Atividades desenvolvidas pelos docentes do 2º ciclo

- Definição de estratégias pedagógicas para a turma dos alunos do 4º ano, pela docente titular e pelo diretor de turma que assumirá funções no 5º ano do ano letivo seguinte.

- Participação do docente que assumirá a direção de turma do 5º ano, no ano letivo seguinte, em reuniões de encarregados de educação dos alunos do 4º ano