(x)
NEWSLETTER

Inscreva-se e receba todas a novidades no seu email

Ensino Básico: Articulado ou Integrado ou Supletivo

EM QUE CONSISTE O CURSO BÁSICO DE MÚSICA?

O Curso Básico de Música visa promover e desenvolver a aquisição de competências musicais, tendo a duração de cinco anos (1º ao 5º grau) e podendo ser frequentado em regime articulado, integrado ou supletivo. Este curso confere diploma de conclusão, certificado pelo Ministério da Educação.

 

O QUE É O ENSINO ARTICULADO?

O ensino articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música, em que existe uma articulação entre o Conservatório e a Escola de ensino regular, garantindo ao aluno o acesso a um plano de estudos adaptado, com o objetivo de aliviar a carga horária e não duplicar disciplinas. Neste regime, as disciplinas da componente vocacional do Conservatório substituem as disciplinas de formação artística e tecnológica da escola de ensino regular.

 

QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DA COMPONENTE VOCACIONAL?

A componente vocacional é constituída pelas seguintes disciplinas: Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.

Na Formação Musical são abordados conceitos fundamentais que permitirão ao aluno contactar com a linguagem musical, aprender a ler e escrever a notação musical, facilitando assim a interpretação de uma partitura. Na Classe de Conjunto o aluno tem oportunidade de praticar música de conjunto, através de grupos instrumentais ou corais. Na aula de Instrumento aprendem-se e aplicam-se as técnicas necessárias para tocar um instrumento.

 

QUAIS AS ESCOLAS ABRANGIDAS?

No âmbito do regime articulado, o Conservatório de Música da Covilhã tem protocolos com: Agrupamento de Escolas Lã e a Neve, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Campos Melo, Escola Secundário Quinta das Palmeiras, Agrupamento de Escolas do Fundão e Agrupamento de Escolas do Teixoso.

 

QUANDO É QUE O ALUNO PODE INGRESSAR NO CONSERVATÓRIO?

O aluno pode ingressar no 1º grau do Curso Básico do Conservatório, quando se matricule simultaneamente no 5º ano do ensino regular. É permitido ao aluno ingressar mais tarde no Conservatório, tendo neste caso que atestar os seus conhecimentos musicais mediante uma prova de aferição, e só será aceite desde que os conhecimentos sejam equivalentes ao ano em que se matricula.

 

QUAIS OS INSTRUMENTOS LECIONADOS?

O Conservatório possui autorização para lecionar os seguintes instrumentos: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, acordeão, canto, piano, guitarra, guitarra portuguesa, flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão e bateria.

 

COMO OBTER UM INSTRUMENTO?

A aquisição do instrumento é da responsabilidade do Encarregado de Educação. O Conservatório disponibilizará, em caso de existência, a título de aluguer, o instrumento musical e demais material necessário, mediante o preenchimento e assinatura de um termo de responsabilidade pelo Encarregado de Educação, ficando obrigado às cláusulas e condições nele constantes, bem como do Regulamento de Aluguer e Empréstimo de Instrumentos.

 

ONDE SE REALIZAM AS AULAS DE MÚSICA?

As aulas têm Iugar nas instalações do Conservatório e nas escolas de ensino regular.

Para ingressar no Curso Básico de Música no Conservatório, o aluno tem de realizar uma prova de seleção onde serão avaliadas as capacidades musicais e a aptidão do aluno.

 

QUANTO CUSTA FREQUENTAR O REGIME ARTICULADO?

A frequência do Curso Básico em regime articulado é gratuita, sendo comparticipada pelo Ministério da Educação, estando sujeita, no entanto, ao número de vagas e financiamento disponível em Contrato de Patrocínio.

 

QUAL O CALENDÁRIO ESCOLAR?

O Conservatório rege-se pelo calendário escolar, estabelecido anualmente pelo Ministério da Educação.

 

O Curso Básico de Música, em regime articulado, está isento de propinas, sujeito ao número de vagas e financiamento disponível no Contrato Patrocínio.

A frequência do Curso Básico de Música, em regime supletivo, implica o pagamento de propinas, estando igualmente sujeitos ao número de vagas e financiamento disponível em Contrato Patrocínio.

É definida para cada ano letivo a tabela de mensalidades, encontrando-se afixada no Conservatório.